quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro

DIA MUNDIAL DO LIVRO CELEBRADO COM CONTOS, LIVROS, LEITURAS E MÚSICA O Pelouro da Cultura e a Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião comemoraram o Dia Mundial do Livro, com contos, livros, leituras e música. Durante a manhã na Biblioteca Municipal crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo, tiveram a oportunidade de assistir a contos, leituras e outras atividades tendo por temática o “livro” que os participantes levaram para casa. Durante a tarde, o livro foi ao encontro das restantes escolas sendo oferecido um livro a cada aluno. A comemoração do Dia Mundial do Livro acabou com a apresentação do livro “Património Oral da Freguesia da Cumieira” do autor José Emílio Esteves da Silva, no Auditório Municipal, onde se falou de leitura e do livro, acompanhado de momentos musicais pelo grupo “The Voice”. Uma jornada onde o livro e a leitura foram valorizados.

Dia Mundial do Livro

POEMA FEITO PELAS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR DE SANTA MARTA NA PASSAGEM PELA BIBLIOTECA NO DIA MUNDIAL DO LIVRO

terça-feira, 24 de abril de 2012

Feira do Livro de Lisboa é hoje inaugurada


A feira, que decorre no cenário habitual do Parque Eduardo VII até ao dia 13 de maio, conta com 240 pavilhões de 112 participantes, entre eles a rede de Bibliotecas Municipais que, sob o mote "Lusofonia a língua que nos une", apresenta diversas iniciativas para os jovens, famílias e público em geral.
Susana Silvestre, da rede de bibliotecas, destacou entre as diversas iniciativas, a celebração dos 10 anos da restauração da independência de Timor-Leste, a 13 de maio, e o dia da Língua e Cultura Portuguesas, a 5 de maio.
No âmbito desta programação serão apresentados um espetáculo de fado, com Marco Rodrigues e Ana Sofia Varela, e um outro com a Roda de Choro de Lisboa.
Quanto aos horários, de segunda-feira a quinta-feira, a Feira abre às 12:30 e encerra às 23:00; à sexta-feira, o encerramento é às 24:00; ao sábado a Feira abre às 11:00, encerrando às 24:00 e aos domingo o público poderá ver e comprar livros das 11:00 às 23:00.
A programação da Feira inclui uma série de debates sobre tradução, intitulada "Língua da Europa", tendo Miguel Freitas da Costa, secretário-geral da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que organiza o evento, destacado também "a forte programação dos diferentes editores" que inclui debates, sessões de autógrafos e de apresentação de livros, música e "workshops".

 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Manuel Alegre apresentou novo livro

"Nada Está Escrito" contém mensagens políticas, como por exemplo para a "troika", e fala também do momento de crise que Portugal vive.


Várias personalidades marcaram presença na apresentação do livro de Manuel Alegre. Almeida Santos, Jorge Sampaio, Vasco Graça Moura e António Costa, entre muitos outros estiverem em Lisboa para ouvir a Balada dos Aflitos, poema que Manuel Alegre diz dedicar aos membros da "troika". 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião, em colaboração com o Pelouro da Cultura, vai no dia 23 de Abril, levar a efeito, algumas atividades cuja temática é o livro e, entre as quais, a apresentação do livro “Património Oral da Freguesia da Cumieira” do Dr. José Emílio Esteves da Silva, pelas 21 horas no Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião. Esta iniciativa contará com um espetáculo musical do grupo “The Voice”.

Comparece, participa neste evento.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Novos títulos disponíveis

BENTLEY, SUE – Gatinho Mágico : Um Verão Mágico; Civilização, 2008
OS CARRINHOS [Registo Electrónico] : Pneus Voadores. Pris Audiovisuais, 2006. 1 DVD (36 min.)
AS AVENTURAS DE HELLO KITTY E AMIGOS [Registo Electrónico] : A Fotografia Perfeita ; Detective Dorminhoco; Um Peixe Chamado Badtz-Maru. Prisvideo, 2010. 1DVD (48 min.)
NOVO, María – Devagar, Devagar : Vencer a Pressa e Redescobrir a Tranquilidade; Sinais de Fogo, 2011
STILTON, Geronimo – Cuidado com o Rato Zarolho!; Presença, 2009
O GATO DAS BOTAS [Registo Electrónico] : A Aventura . Pris Audiovisuais, 2012. 1 DVD (41 min.)
CINDERELA [Registo Electrónico] . Prisvideo, 2006. 1 DVD (25 min.)
BENTLEY, Sue – Cãozinho Mágico : Escola de Travessuras; Civilização, 2009
BENTLEY, Sue – Coelhinho Mágico : Férias de Sonho; Civilização, 2011
STILTON, Geronimo– O Estranho Caso dos Jogos Olímpicos; Presença, 2009
RUA SÉSAMO[Registo Electrónico] : Cabeça, Ombro, Joelho e Pés . Prisvideo, 2009. 1 DVD (48 min.)
OS SMURFS [Registo Electrónico] : Versão Remasterizada . Pris Audiovisuais, 2011. 1 DVD (70 min.)
HEIDI [Registo Electrónico] . BKN, 1995. 1 DVD (45 min.)
AS AVENTURAS DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS [Registo Electrónico] . Prisvideo, 2006. 1 DVD (184 min.)

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Leituras do mês

Título: As luzes de Leonor
Autor: Maria Teresa Horta
Nº de Pág.:1065
Editora: Dom Quixote

Sinopse:
Um romance sinfónico sobre a Marquesa de Alorna, Leonor de Almeida Portugal, neta dos Marqueses de Távora, uma figura feminina ímpar na história literária e política de Portugal, onde se destacam os seus momentos mais íntimos e o seu permanente conflito entre a razão e a emoção. que abriu as portas ao romantismo em Portugal.


Título: Tristão e Isolda
Autor: Joseph Bédier
Nº de Pág.: 189
Editora: Biblok

Sinopse:
A história é simples: o rei Marcos precisa de casar e o seu sobrinho Tristão está encarregue da tarefa de buscar a noiva para o seu casamento. De volta de terras distantes com a jovem que seria desposada pelo rei, Tristão e Isolda, a futura esposa de seu tio, tomam uma bebida mágica preparada pela mãe de Isolda, uma espécie de feiticeira à moda medieval. A partir deste momento eles apaixonam-se perdidamente. Fiel ao seu tio, o rei da Cornualha, e, contudo, apaixonado pela mulher que lhe está destinada, há na natureza de Tristão tanto de lealdade como de astúcia e até o impossível acontece, num caminho entre duas almas que se amam, mas que, próximos ou distantes, nunca poderão ser felizes.
É o clássico romance de cavalaria, com o seu protagonista nobre, forte e astuto contra todos os obstáculos que o afastam da conquista do coração da sua dama. A história do cavaleiro Tristão e de como o seu amor por Isolda viria a ser a base de muitas desventuras – e a perda de ambos


Título: O Crepúsculo de Elfos
Autor: Jean-Louis Fetjaine
Nº de Pág.: 276
Editora: Publicações Europa América

Sinopse:
"Há muito, muito tempo, mesmo antes de Merlim e do rei Artur, o mundo era mais do que uma floresta sombria de carvalhos e faias, povoado de elfos e de raças estranhas, cuja memória se perdeu nos dias.
Nesses tempos, antigos, os elfos eram um povo poderoso e temido pelos homens, seres cheios de graça e de pele azulada, que sabiam ainda dominar as forças obscuras da natureza.
Este livro é uma narração das derradeiras horas, depois do encontro do cavaleiro Uter e de Lliane, rainha dos elfos, cuja beleza fascinava todos os que dela se aproximavam. 
A história de uma traição e de uma queda de todo um mundo, de um combate desesperado e de um amor impossível.
Numa Idade Média onde o maravilhoso ladeia a violência e a crueldade, este romance maravilhoso alimentado por uma imaginação inesgotável e um profundo conhecimento do mundo medieval estabelece uma ligação entre o universo das lendas célticas, a fantasia e o ciclo arturiano.


Título: O Crepúsculo de Elfos
Autor: Jean-Louis Fetjaine
Nº de Pág.: 276
Editora: Publicações Europa América

Sinopse:
A Lua é um círculo feito de magia. Como é a tua Lua? Estás a vê-la lá em cima? Que tal te parece? E como a imaginas? Sorri-te no meio de todas as estrelas e parece ser o mais redondo dos teus rebuçados? Quando à noite não há outra luz, a tua Lua é todinha para ti!
Quando te meteres no quentinho da tua caminha olha para a lua, lá em cima, tão branquinha! Será sempre tua amiga, podes confiar, com a sua luz especial na hora de nanar.