sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ensaio sobre a Lucidez é o terceiro livro de Saramago a ser traduzido em chinês

A versão chinesa do romance de José Saramago Ensaio sobre a Lucidez, assinada por um dos mais experientes tradutores chineses de português, Fan Weixin, é lançada até final de 2012, disse nesta sexta-feira à agência Lusa fonte da editora
Ler em Público 31.08.12

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Nadir Afonso mostra visão cromática da cidade

Um conjunto de obras do pintor Nadir Afonso vai ser exposto a partir de hoje no Palácio Loredan, em Veneza, anunciou a fundação dedicada ao artista português.
A exposição, que ficará patente até 10 de novembro na sede do Istituto Veneto di Scienze Lettere e Arti, intitula-se "Dell'a estetica surrealista alla cittá cromatica" ("Da estética surrealista à cidade cromática"), e tem curadoria de Stefano Cecchetto.
A mostra, que decorre por ocasião da Bienal de Arquitetura de Veneza, inaugurada quarta-feira, insere-se num conjunto de iniciativas de comemoração dos 90 anos do pintor português, que incluem várias exposições internacionais.
Na mostra em Veneza, vai ser destacada a antiga colaboração do pintor com duas figuras destacadas da arquitetura internacional: o francês Le Corbusier (1887-1965) e o brasileiro Oscar Niemeyer, atualmente com 104 anos.
Nadir Afonso, originalmente formado em arquitetura, trabalhou com os dois arquitetos entre as décadas de 1940 e 1950, primeiro em Paris e depois no Rio de Janeiro e São Paulo.
Embora a primeira parte da mostra apresente obras da fase surrealista, dos anos 1940, e do período barroco, da década de 1950, o corpo principal visa destacar o trabalho contemporâneo do artista, no qual reinterpreta o tema da cidade e a sua visão cromática.

Filmes portugueses selecionados para Toronto


Seis filmes de produção portuguesa, entre os quais Tabu, de Miguel Gomes, e O Gebo e a Sombra, de Manoel de Oliveira, integrarão em setembro o Festival de Cinema de Toronto, no Canadá, informou o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
O festival de Toronto, que decorrerá de 6 a 16 de setembro, é considerado um dos mais importantes da América do Norte e não tem secções competitivas, havendo apenas prémios atribuídos pelo público e pela crítica.
Este ano foram selecionadas seis produções portuguesas para várias secções, como As linhas de Wellington, de Valeria Sarmiento - que está em competição em Veneza -, e que terá em Toronto uma apresentação especial.
Na secção dedicada aos mestres do cinema estará O Gebo e a Sombra, de Manoel de Oliveira, que se estreará em Portugal a 27 de setembro.
O realizador angolano Zézé Gamboa apresentará a longa-metragem O Grande Kilapy, com produção de Fernando Vendrell, na secção "Cinema Contemporâneo do Mundo".
O Grande Kilapy tem argumento de Luís Alvarães e Luís Carlos Patraquim, foi rodado em Potugal, Brasil e Angola, e é um filme de época baseado em factos reais, passado no período colonial, entre os anos 1960 e 1970, centrando-se num playboy angolano que desvia dinheiro do Estado português para sustentar os seus vícios.
In: DN 29.08.12


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Novidades na biblioteca


Rodrigues, Ernesto – O Romance do Gramático; Gradiva, 2011
MILLER, Andrew – A Cidade Impura; Presença, 2012
PRESTON, Douglas; SPEZI, Mario – O Monstro de Florença: uma história verdadeira; Presença, 2012
MAGALHÃES, Júlio – Os Retornados : Um Amor Nunca se Esquece; Esfera dos Livros, 2011
PINHEIRO, Júlia  – Não sei Nada Sobre o Amor; Esfera dos Livros, 2009
BALLENATO, Guillermo – Educar Sem Gritar; Esfera dos Livros, 2010
COLLINS, Tim– O Diário de Um Vampiro Banana; Booksmile, 2011
DIAS, Joana Amaral – Maníacos de Qualidade; Esfera dos Livros, 2010
ECO, Umberto – O Cemitério de Praga; Gradiva, 2011
MANKELL; Henning  – Sapatos Italianos; Presença, 2012
VEIGA, Sérgio  – O Quente Aconchego da Mãe Negra; Presença, 2012
SANTOS, José Rodrigues dos – Crónicas de Gerra : Da Crimeia a Dachau; Gradiva, 2012
FREIRE, Isabel– Amor e Sexo no Tempo de Salazar; Esfera dos Livros, 2010

Leituras do mês



Título: Crónicas do céu
Autor: Sol Blanco-Soler
Nº de Páginas: 191
Editora: Marcador
Sinopse: 
Em Crónicas do Céu, Sol Blanco Soler responde a estas e a muitas outras perguntas. É um livro cheio de testemunhos do outro lado, que demonstram que morrer é simplesmente outra forma de viver. Uma viagem que todos faremos, sem malas, nem bilhetes de volta, em que tudo começa para sempre.
Depois de muitos anos de investigação sobre aquilo que nos espera no «além», a autora procura demonstrar que, depois de morrer, tudo ainda é possível, que a morte não é mais do que uma porta que se abre – a passagem de uma realidade tridimensional a uma realidade pluridimensional onde a vida continua.
O livro conta numerosos testemunhos, investigados, e analisados rigorosamente, e que nos mostram que devemos aprender tudo o que pudermos sobre essa «vida do além» enquanto ainda estivermos cá, uma vez que a única luz que vamos ter quando passarmos para o outro lado é o conhecimento que aqui tivermos adquirido.

Título: Vozes do passado
Autor: Nora Roberts
Nº de Páginas: 489
Editora: Ulisseia
Sinopse: 
"Numa tarde quente de Julho, um operário que trabalhava num estaleiro de construção em Antietam Creek golpeia com a enxada um determinado ponto do solo - e atinge um crânio humano com cerca de 5000 anos. A descoberta suscita curiosidade e, como não podia deixar de ser, alguma controvérsia. E irá também mudar de forma imprevisível a vida de uma mulher...
A arqueóloga Callie Dunbrook sabe, é claro, imensas coisas a respeito do passado. Mas é o seu próprio passado que irá agora ser escrutinado e posto em causa. Escolhida por razões de competência para dirigir a estação arquelógica de Antietam Creek, ela vai aí enfrentar vários perigos - já que a sombra da morte e do infortúnio parece planar sobre aquele local, que muitos aliás dizem estar amaldiçoado. Pouco a pouco, redescobre uma paixão que pressente ser também perigosa ao ter de colaborar, nesse seu novo trabalho, com Jake Graystone, o irritante mas irresistível ex-marido. E quando finalmente uma estranha mulher a aborda, afirmando conhecer um segredo a respeito da sua infância, há questões surpreendentes e inquietantes relativas à sua própria identidade que não podem ser ignoradas.
À medida que procura respostas para todas as suas dúvidas, Callie irá descobrir que alguns enganos e algumas mágoas se não deixam facilmente sepultar. E que há quem esteja disposto a tudo para que a verdade nunca seja descoberta."

Título: Juntos ao luar
Autor: Nicholas Sparks
Nº de Páginas: 263
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Quando pela primeira vez contemplam juntos a noite de lua cheia, John e Savannah sentem-se invadidos pela força inequívoca de um amor nascente, pela percepção de um futuro que acaba de ganhar forma e sentido nos seus corações jovens e expectantes. Mas a realidade não tarda a impor-se, colocando-os perante encruzilhadas de vida brutais. As longas separações a que a carreira militar de John os obriga e o peso quase insuportável da saudade impelem Savannah a tomar uma decisão difícil que irá mudar os seus destinos para sempre, mas não o que sentem um pelo outro. No entanto, será a John que caberá a mais amarga de todas as decisões… Um romance soberbo, que nos traz Nicholas Sparks no seu melhor.


Título: Cristiano Ronaldo: A perfeição é o limite
Autor: Luca Caioli
Nº de Páginas: 188
Editora: Editorial Presença

Sinopse: Cristiano Ronaldo, ganhou a sua primeira Bola de Ouro aos 23 anos, tornando-se, depois de Eusébio e Figo, o terceiro jogador português a receber este galardão. Luca Caioli, autor desta biografia, acompanha a par e passo, com seriedade e rigor, a vida de um deste famoso jogador, desde a infância feliz no seio de uma modesta família madeirense. Para além dos factos marcantes da carreira de Cristiano Ronaldo, o autor levanta discretamente o véu sobre a vida pessoal de um dos mais notáveis protagonistas do mundo do futebol.