sexta-feira, 27 de março de 2015

Dia Mundial do Teatro

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, instituído em 1962 pela UNESCO, a Biblioteca Municipal, promoveu  para cerca de 50 crianças de dois Pré-escolares do concelho, uma manhã animada com a peça de teatro de fantoches "A cabacinha e o lobo" de Lígia Brazão.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Autor: José Rodrigues dos Santos
Título: A chave de Salomão
Editora: Gradiva
Páginas: 622

ISBN: 978-989-616-602-1

Sinopse: O corpo de Frank Bellamy, o director de Tecnologia da CIA, é descoberto no CERN, em Genebra, na altura em que os cientistas procuram o bosão de Higgs, também conhecido por Partícula de Deus. Entre os dedos da vítima é encontrada uma mensagem incriminatória. 

The Key: Tomás Noronha

A mensagem torna Tomás Noronha o principal suspeito do homicídio. Depressa o historiador português se vê na mira da CIA, que lança assassinos no seu encalço, e percebe que, se quiser sobreviver, terá de deslindar o crime e provar a sua inocência. 
Ou morrer a tentar. 
Começa assim uma busca que o conduzirá às mais surpreendentes descobertas científicas alguma vez feitas. 

Será que a alma existe?
O que acontece quando morremos?
O que é a realidade?

Com esta empolgante aventura que arrasta o leitor para o perturbador mundo da consciência e da natureza mais profunda do real, José Rodrigues dos Santos volta a afirmar-se como o grande mestre do mistério. Apesar de ser uma obra de ficção, A Chave de Salomão usa informação científica genuína para desvendar as espantosas ligações entre a mente, a matéria e o enigma da existência.



Autor: Helena Sacadura Cabral
Título: Porque é que as mulheres gostam dos homens
Editora: Guerra e Paz
Páginas: 338
ISBN: 978-989-8010-43-6

Sinopse: Dos aspetos físicos aos comportamentos quotidianos, da atitude até à idade, Helena Sacadura Cabral revela-nos, na primeira pessoa, mas também através da voz de muitas mulheres portuguesas, alguns dos mais bem guardados segredos femininos.
Porque ainda hoje são misteriosos os caminhos que levam uma determinada mulher a interessar-se por um determinado homem. Será apenas uma questão física, ou serão os comportamentos e a comunhão de gostos e interesses que comandam esse mútuo impulso? 
Com a sua experiência de vida e sensibilidade, a autora aponta rotas possíveis para a insondável fórmula da atracção e do amor, numa tentativa de perceber aquilo que as mulheres, especialmente as portuguesas, gostam nos homens. Não esquecendo, aliás, o levantamento sociológico, que a leva a interrogar-se sobre se haverá, de facto, um "novo homem" português, ou sobre se continuará a existir o eterno sonho feminino de uma viagem feita a dois. 
Um livro que vale a pena ler, porque fala de nós, de todos nós, homens e mulheres.



Autor: Luís Mascarenhas Gaivão
Título: História desatinada de Portugal
Editora: Publicações Europa América
Páginas: 103
ISBN: 978-972-1-05948-1

Sinopse: Primeiro foi a História de Portugal em Disparates (com 11 edições); depois foi a Nova e Inédita História de Portugal em Disparates (com 5 edições) e agora, passados mais de 15 anos, chega a História Desatinada de Portugal, uma compilação das mais "brilhantes" respostas de alunos portugueses a exames sobre História de Portugal.
- Sabia que o Império Romano apenas foi conseguido "porque tinha um exército muito católico"?
- Sabia que Maomé "foi o primeiro deus a pregar virado para Meca"?
- Sabia que os colonizadores dos Açores foram "os Alentejanos de Miranda"?
A brincar, a brincar, um livro muito sério…


Autor: Carlos Anjos
Título: Mistério do Meco, crime ou acidente?
Editora: Cofina
Páginas: 223
ISBN: 978-989-8562-14-2

Sinopse: Carlos Anjos, inspetor chefe da Polícia Judiciária em comissão de serviço na presidência da Comissão de Proteção às vítimas de crime e comentador da CMTV, faz um relato rigoroso da tragédia na praia do Meco, há um ano, que tirou a vida a seis jovens universitários e comoveu o País. Um relato sério e desapaixonado, baseado em factos nunca revelados, verdadeiro e dramático. Crime ou acidente? CarlosAnjos analisa os acontecimentos e a investigação da Polícia Judiciária com o rigor meticuloso de um investigador criminal.


Autor: Geronimo Stilton
Título: Dinossaurios em ação
Editora: Planeta Júnior
Páginas: 48
ISBN: 978-989-657-297-6

Sinopse: Mais uma aventura que permite aos mais pequenos perceber as diferentes épocas da História de forma divertida.
Determinados a desembaraçar-se do Professor Volt de uma vez por todas, os Gatos Piratas raptam-no e abandonam-no no Período Cretácico.
De forma a salvar o amigo, Geronimo vai deparar-se frente a frente com dinossáurios e répteis voadores!


Autor: Geronimo Stilton
Título: Toca-a mais uma vez, Mozart!
Editora: Planeta Júnior
Páginas: 48
ISBN: 978-989-657-303-4

Sinopse: O que fará Geronimo Stilton em Milão, em 1770? Veio em auxílio do jovem Wolfgang Amadeus Mozart, o genial compositor, vítima do mais recente e pérfido plano dos Gatos Piratas!
Por entre instrumentos musicais antigos, famílias nobiliárquicas, partituras valiosíssimas e arenques fedorentos, esta nova viagem no tempo irá revelar-se uma aventura inesquecível.