sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dia Mundial do Ambiente

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, a Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião, em colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil, promoveu durante a manhã, duas ações de sensibilização para alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, tendo em conta a problemática dos incêndios florestais e a sua contribuição para os grandes prejuízos, tanto para o meio ambiente como para o próprio homem e suas atividades económicas.   

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Visitar, Conhecer, Aprender


À procura do livro
Atividade de promoção do livro e da leitura, consiste na pesquisa no catálogo bibliográfico da biblioteca de um autor, um título, um assunto e a sua procura na estante colocada em livre acesso ao utilizador.
Esta atividade pretende que o utilizador conheça todos os espaços da biblioteca e a   sinta como um espaço seu, onde pode aceder ao livro e à informação de uma forma autónoma.  

Nós e os Riscos

Com a finalidade de conhecer a ação da Proteção Civil, saber distinguir riscos naturais dos tecnológicos e identificar alguns dos riscos existentes em Portugal e no concelho, promove-se para alunos do 1º Ciclo uma ação de sensibilização denominada “Nós e os Riscos” tendo por base que a Proteção Civil é uma tarefa de todos.

Dia Mundial da Criança


"Declaração dos Direitos da Criança"
Organização das Nações Unidas - 1959

1º Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter os seus direitos respeitados!
2º Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
3º Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
4º As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que os seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
5º Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
6º Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
7º Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades. E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!
8º Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.
9º Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas). Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.

10º A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda a criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.

Sugestões de leitura - Junho

Autor: Nora Roberts
Título: Sem medo do destino
Editora: Chá das cinco
Páginas: 305

ISBN: 978-989-710-136-6

Sinopse: Nos indolentes dias de verão, uma intensa vaga de calor é a maior notícia na cidade de Washington - mas a meteorologia é ignorada quando uma jovem é encontrada estrangulada. 
Mais duas vítimas se seguem e subitamente todos os grandes jornais falam no assassino a quem chamam "O Padre". Quando a polícia requisita o auxílio da psiquiatra Tess Court, ela apresenta o retrato-perfil perturbador de uma alma perversa para definir o criminoso. 
Mas o Detetive Ben Paris não quer saber da psique do assassino - o que ele não consegue ignorar é Tess. Confiante e atraente, Ben tem uma lendária reputação como mulherengo, mas Tess não reage a Ben como as outras mulheres, tornando o desafio de a conquistar muito mais aliciante. 
Enquanto Ben e Tess se associam como parceiros nesta perigosa missão, a chama da paixão acende-se… No entanto, alguém mais tem o olhar enfeitiçado pela bela psiquiatra loura, e talvez ninguém consiga impedir a próxima tragédia.

Autor: Jean Sasson
Título: Vítimas da tradição : uma súplica da princesa Sultana
Editora: Asa
Páginas: 366

ISBN: 978-989-23-3039-6

Sinopse: No bestseller A Vida Secreta das Princesas Árabes, a princesa Sultana abriu o coração e revelou ao mundo o seu brutal e humilhante quotidiano. As suas palavras emocionaram milhões de pessoas em todo o mundo.
Alguns anos passaram mas a repressão e a violência continuam a ditar o destino das mulheres da Arábia Saudita. Sob o véu da lei e da tradição são cometidas as maiores atrocidades, e os seus autores raramente castigados.
Ainda que pertença a uma das famílias mais ricas e poderosas do país, Sultana é mais uma vítima deste flagelo. Mas para além das dificuldades que enfrenta enquanto filha, irmã e esposa, o seu coração sofre também por todas as mulheres que a rodeiam. São relatos sofridos aqueles que Sultana, a sua filha mais velha e Jean Sasson nos contam. São dramas humanos, e Sultana, na sua eterna demanda por justiça, não quer deixá-los cair no esquecimento do mundo. Estas são as suas histórias.
 
Com coragem e fé inabaláveis, Sultana continua a batalhar pela dignidade feminina num país que teima em manter-se à margem dos mais básicos princípios dos Direitos Humanos. Um relato que apela à nossa compaixão. Um livro, mais do que nunca, urgente.

Autor: Kitty Ferguson
Título: Stephen Hawking : Aventuras de uma vida
Editora: D. Quixote
Páginas: 476

ISBN: 978-972-20-4887-3

Sinopse: O livro mostra-nos um homem corajoso e indomável, um brilhante cientista muitas vezes contra a corrente, cuja história de vida deve ser uma revelação para todos os que possam pensar que a doença ou a incapacidade física diminui uma pessoa.
Escrito com o apoio e a ajuda de Stephen Hawking, o livro é uma viagem desde a infância em Oxford, em Inglaterra. Já estava na Universidade, em Cambridge quando lhe diagnosticaram de Esclerose Lateral Amiotrófica e lhe deram 2 anos de vida, e o retrato dos anos seguintes não é uma história de sobrevivência; antes de uma batalha pelo conhecimento do universo.
O livro foi publicado em 2012, para assinalar os 70º aniversário de Stephen Hawking. Em 2015, a história deste brilhante cientista chegou ao grande écran com o filme A Teoria de Tudo.
Livro com infografias e fotos.

Autor: Louise L. Hay, Ahlea Khadro, Heather Dane
Título: Ame-se e cure o seu corpo
Editora: Pergaminho
Páginas: 437
ISBN: 978-989-687-260-1

Sinopse: Ame-se e Cure a Sua Vida é mais do que um livro – trata-se de um companheiro para a sua busca diária do maior tesouro que alguma vez encontrará: a sua própria riqueza interior. Baseando-se nas técnicas e na filosofia de Pode Curar a Sua Vida, contém análises simples mas profundas dos aspectos mais relevantes das nossas vidas. Cada capítulo contém diversos exercícios práticos e conjuntos de afirmações destinados a fortalecer a auto-estima. As práticas recomendadas por Louise Hay ao longo destas páginas, enriquecidas com belíssimas ilustrações, permitem a cada um de nós conhecer-se melhor e fazer novas escolhas e, por isso, criar uma vida ideal.

Autor: Álvaro Magalhães
Título: O Estranhão 
Editora: Porto Editora
Páginas: 189

ISBN: 978-972-0-72782-4


Sinopse: Fred, o Estranhão, é um rapaz de 11 anos, com um Q.I. acima da média, que conta a sua estranha vida (a família, a escola, os amigos, os amores), com palavras e desenhos, enquanto reflete sobre tudo o que o rodeia.
O seu grande desafio é viver uma vida normal, sem sobressaltos, e chega a fingir que é estúpido para não ser incomodado pelos que fingem ser inteligentes. Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não?


Autor: Jeanne-Marie Leprince de Beaumont
Título: A bela e o mostro 
Editora: Porto Editora
Páginas: 28

ISBN: 972-0-71664-9

Sinopse: "A Bela e o Monstro" é a mais bela história de amor jamais contada que nos mostra que a verdadeira beleza se encontra no nosso interior.
"Quem feio ama, bonito lhe parece". Poderia este provérbio traduzir o essencial de A Bela e o Monstro? O Leitor o dirá. 
Na certeza, porém, de ir encontrar muito mais do que lições de vida neste "conto clássico": uma história de medos, amores e maravilhosas transformações, a cuja fantasia é difícil ficar indiferente.
Trata-se, talvez, do mais célebre dos contos de fadas. Por isso, merece ser dado a ler na mais poética e conhecida das suas versões, e no respeito pela qualidade do texto original de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, uma voz pioneira da chamada literatura para crianças.