sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Gerações lado a lado

Uma das várias missões da Biblioteca Pública, segundo o Manifesto da UNESCO, é “Promover o conhecimento sobre a herança cultural” e “Apoiar a tradição oral”.
Com o projeto “Gerações lado a lado”, a Biblioteca Municipal, pretende ser o elo de ligação entre os mais jovens e os mais idosos, numa partilha de experiências e conhecimentos, entre o antigo e o moderno, entre a tradição e a novidade, entre o passado e o presente.
Este projeto de animação de grupos de cidadãos da terceira idade, de recolha, partilha e conhecimento, visa levar a Biblioteca à comunidade de idosos institucionalizados e outros, criando estratégias e promovendo atividades que permitam a sua deslocação à Biblioteca.
Pretende-se num meio intergeracional, promover reuniões, leitura, empréstimo de livros e atividades diversas.
Neste sentido a Biblioteca Municipal, com a colaboração de uma turma de alunos do 4º ano da escola E B 1 de Santa Marta, deslocou-se no dia 19 de Novembro, ao lar de idosos local, para uma manhã animada, onde as crianças ficaram a saber entre muitas outras histórias a forma como os seus avós e bisavós viveram a infância, nas brincadeiras, na família, na comunidade e na escola.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Concurso Literário - Quadras de S. Martinho

Com o objectivo de promover o gosto pela escrita e desenvolver a criatividade dos alunos, a Biblioteca Municipal, lançou o concurso "Quadras de S. Martinho", destinado aos alunos do concelho que decorreu até ao dia 6 de Novembro.
Os prémios dos três trabalhos vencedores, conforme regulamento do concurso,  foram entregues na Feira de S. Martinho, realizada no dia 12 de Novembro na Escola E B 2, 3 de Santa Marta de Penaguião, com a presença do Sr. Presidente do Município, a Srª. Vice-Presidente do Município, o Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas, o responsável pela Biblioteca Municipal, pais e toda a comunidade escolar.
O melhor trabalho pertenceu à aluna Maria Carolina Seixas da Costa.
A todos os que se interessaram e participaram no concurso, a Biblioteca Municipal espera  que continuem a aderir com entusiasmo a este tipo de iniciativas literárias.


Melhor trabalho

Num dia de Novembro
Bem frio e chuvoso
Saiu para vigiar a cidade
Um soldado Romano poderoso

Cruzou-se com ele
Um velho e pobre mendigo
Que, solitário, pedia esmola
Esperando um gesto amigo

O cavaleiro deu-lhe metade de capa
Num ato solitário e generoso
Transformando a chuva fria e ventosa
Num dia de Sol limpo e radioso

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Novidades na Biblioteca

MODIGNANI, Sveva Casati – Lição de Tango; Asa, 2007
MARQUES, João Lopes  – Choque Cultural; Marcador, 2012
CARRISI, Donato – O Tribunal das Almas; Porto Editora, 2012
OCHOA, Raquel – O Vento dos Outros; Marcador, 2012
ROTH, Veronica – Divergente; Porto Editora, 2012
SCHEINMANN, Danny – Pequenos Gestos de Amor Eterno; Porto Editora, 2009
SASSON, Jean – Amor em Terra de Chamas; Asa, 2008
CHOPRA, Deepak – Soluções Espirituais; Presença, 2012 
MONTE, Flávio – Flor de Burel; Nova Educação, 2009
SCHWANITZ, Dietrich – Cultura: Tudo o que é preciso saber; Dom Quixote, 2005
MCCULLOUGH, Colleen – O Dia de Todos os Pecados; Difel, 2010
CADILHE, Gonçalo – Um Km de Cada Vez; Oficina do Livro, 2009
ECO, Umberto – A Passo de Caranguejo; Difel, 2007
VINCENZI, Penny – Promessas Desfeitas; 2012
LEVY, Marc – Meus Amigos, Meus Amores; Contraponto, 2011
BOAVIDA, Cristina – Só no Escuro Podes Ver as Estrelas; Guerra e Paz, 2010

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Leituras do mês

Autor: Sveva Casati Modignani
Título: Lição de tango
Editora: Asa
Páginas: 435
ISBN: 978-972-41-5312-4
Tradutor: Regina Valente 
Sinopse: O retrato inesquecível de duas mulheres que o destino juntou numa aventura comum.
Giovanna e Matilde não parecem ter nada em comum, excepto o facto de morarem no mesmo bairro de Milão e de às vezes se cruzarem na rua. A primeira é uma encantadora antiquária, casada e com uma filha adolescente; a outra é uma pobre idosa que vive sozinha numas águas-furtadas das quais obstinadamente não se deixa despejar. Uma série de circunstâncias dramáticas aproxima as duas mulheres, que aprendem a conhecer-se e a travar uma profunda amizade. Matilde ajudará a jovem a encontrar a serenidade e o amor, enquanto Giovanna acompanhará Matilde ao longo da sua caminhada final.
Uma história dominada pela paixão, que nos retrata, com o talento habitual de Sveva Casati Modignani, duas inesquecíveis figuras femininas.


Autor: João Lopes Marques
Título: Choque cultural
Editora: Marcador
Páginas: 271
ISBN: 978-989-8470-45-4
Sinopse: Uma extraordinária viagem pelo mundo, à descoberta dos costumes, aberrações e manias dos vários povos do globo.
“Há algo na Europa que me emociona. A sua diversidade é um milagre, assim como esta tentativa de construir uma casa comum. Enganamo-nos no comboio  e 15 minutos depois, se tanto, desembarcamos num país cuja língua e costumes são bem diferentes. Adorável.” …
Um livro útil, interessante e divertido que nos leva a conhecer a expressão mais intensa da cultura dos outros.

Autor: Donato Carrisi
Título: O Tribunal das almas
Editora: Porto Editora
Páginas: 424
ISBN: 978-972-0-04394-8
Tradutor: Mário Matos
Sinopse: Estava à tua procura. Encontrei-te. És a pessoa certa... Agora, mata! Marcus é um homem sem passado. A sua especialidade: analisar as cenas de crime para reconhecer o Mal nos pequenos detalhes e solucionar homicídios aparentemente perfeitos. Há um ano, foi gravemente ferido e perdeu a memória. Hoje, é o único que poderá salvar uma jovem desaparecida. Este peculiar investigador enfrenta, porém, um desafio ainda maior: alguém está a usar o arquivo criminal da Igreja para revelar a verdade sobre crimes nunca oficialmente resolvidos. Assassinos são colocados perante os familiares das vítimas. Será, passado tanto tempo, saciado o desejo de vingança? Passarão os inocentes a culpados? Ou será, finalmente, feita justiça?

Autor: Raquel Ochoa
Título: O vento dos outros
Editora: Marcador
Páginas: 195
ISBN: 978-989-8470-47-8
Sinopse: «Temos a liberdade de ir. Temos a liberdade de não ir. Eu escolho ir. Nunca me arrependi».
Viajar, à semelhança de escrever ou guerrear, é um frívolo segundo de desabafo; é uma meditação e um descanso. É viver de ideias novas, porque nunca estancam. Uma viagem é uma obra por fazer. É como uma vida inteira, em ponto pequeno. Viajar é ser um pouco vento, participar da sua magia de forma microscópica.