quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

V Concurso de Poesia - Regulamento

No intuito de fomentar o gosto pela escrita, pela leitura e mais concretamente por este tipo de expressão literária, vai a Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião levar a efeito um V concurso de Poesia.
Este concurso terá o regulamento seguinte:

Artigo 1.º
(Objeto)

No intuito de criar e consolidar hábitos de leitura, de escrita e valorizar esta expressão literária, é instituído o V Concurso de Poesia.

Artigo 2.º
(Condições de admissão)

Podem concorrer todos os estudantes matriculados nas escolas sediadas no concelho de Santa Marta de Penaguião e os naturais do concelho que estudam fora do concelho.

Artigo 3.º
(Tema)

O tema deste concurso é à escolha e preferência pessoal.

Artigo 4.º
(Natureza dos trabalhos)

O género literário elegível para o efeito deste concurso é a poesia em língua portuguesa.
  
Artigo 5.º
(Participação)

Os participantes serão avaliados por um júri, este comprometendo-se a selecionar e classificar três poemas por si escolhidos, classificando-os de melhor poema, segundo melhor poema e terceiro melhor poema, tendo por base a escrita, conteúdo e organização de ideias.

Artigo 6.º
(Prémios)

1 – O prémio deste concurso será em livros, sendo para o 1º - 3 livros, para 2º - 2 livros e para o 3º - 1 livro, atribuídos em função do 2º e 3º ciclos e secundário.

2 – Serão divulgados os três melhores trabalhos de cada ciclo.


3 – O dia da apresentação dos trabalhos e entrega de prémios aos vencedores será divulgado oportunamente.

Artigo 7.º
(Admissibilidade dos trabalhos)

São admitidos a concurso apenas trabalhos inéditos e não publicados, escritos em português, e enviados para a Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião ou entregues diretamente pelos seus autores no mesmo local, com o limite de dois poemas por autor.

Artigo 8.º
(Critérios de admissão)

Os trabalhos referentes a este concurso terão de ser apresentados em um mínimo de dez versos e máximo de dezasseis para o 2º ciclo, e mínimo de dezasseis versos e máximo de vinte para o 3º ciclo e secundário.   
O Título do poema é obrigatório.


Artigo 9.º
(Confidencialidade dos concorrentes)

1 – Os concorrentes apresentam-se a concurso com pseudónimo e ano de escolaridade.
2 – Os concorrentes enviam mediante envelope fechado, o pseudónimo e nome aquando do envio do poema, só sendo aberto pelo júri após escolha dos três melhores poemas.
3 – Para quaisquer informações, os concorrentes devem contactar o telefone 254810130 extensão 303.

Artigo 10.º
(Prazos)

O concurso terá como data limite de entrega de trabalhos o dia 18 de março de 2016 até às 18 horas.


Artigo 11.º
(Direitos de autor)

Ao participarem neste concurso, enviando os poemas, os autores assumirão a cedência de autorização de publicação dos mesmos, em publicações posteriores eventualmente desenvolvidas pelo projeto.

Artigo 12.º
(Constituição do Júri)

1 – O número de membros do júri será constituído por um número não inferior a três


Artigo 13.º
(Obtenção do regulamento)

Os participantes podem obter o presente regulamento, devendo solicitá-lo pessoalmente na Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião ou em http://bmsmp.blogspot.pt/

Artigo 14º
(Casos omissos)


Os casos omissos serão supridos e decididos pelo júri deste concurso.

Sugestões de leitura

Autor: Sónia Louro
Título: Amália : O romance da sua vida
Editora: Saída de emergência
Páginas: 383
ISBN: 978-989-637-871-4


Sinopse: Este é o romance sobre a vida de Amália, a fadista mais amada e, simultaneamente, mais desconhecida em Portugal. Operária numa fábrica de rebuçados estreia-se a cantar em 1939. Movida apenas pela vontade de cantar e sem qualquer ambição, nem sonha que um dia será a maior artista portuguesa de sempre.

Ganhando rapidamente projeção internacional, deixa multidões rendidas à sua voz. E também os corações se rendem ao seu magnetismo: do simples povo a estrelas como Charles Aznavour ou Anthony Quinn. Mas enquanto destroça corações, o seu vive apenas desilusões. Várias vezes contempla o suicídio. Recebendo propostas milionárias para ficar a trabalhar no estrangeiro, o amor a Portugal fá-la sempre regressar. Ano após ano arrebata galardões, conquista os críticos e cruza-se com as grandes personalidades do seu tempo: Édith Piaf, Hemingway, Frank Sinatra.

No final da vida, o que pode querer alguém com o mundo a seus pés? A felicidade que nunca sentiu? A autoconfiança que nunca teve? Amália deixou-nos no dia 6 de Outubro de 1999 com uma só ambição: que a chorássemos quando morresse. Uma vida tão bela quanto inspirador.


Autor: Louise St-Pierre
Título: Mais mulher, mais mãe, mais feliz
Editora: Ideias de ler
Páginas: 95
ISBN: 978-972-0-34882-1
Sinopse: A expressão "mãe sobrecarregada" ajusta-se a si como uma luva?

O trabalho, as refeições, o orçamento familiar que tem de esticar, a caderneta escolar do filho mais novo, mais uma reunião marcada à ultima da hora, os desgostos de amizade da filha, a amiga a quem quer agradar... Sente falta de um momento de pausa para respirar? Interroga-se como pode alcançar uma vida familiar equilibrada e, sobretudo, mais simples?

Fruto da sua experiência enquanto professora, formadora, mulher e mãe, Louise St-Pierre escreve este livro como um testemunho pessoal de felicidade, revelando como usufruir dos pequenos prazeres da vida, apesar da agitação dos dias de hoje. Através dos seus relatos pessoais e de um conjunto de dicas simples, a autora mostra que o segredo da felicidade é tão simples como... aproveitar o que realmente vale a pena.





Autor: Christopher A. Ferrara
Título: O segredo por revelar
Editora: Good Counsel Publications
Páginas: 320
ISBN: 989-8035-15-3

Sinopse: Este livro é o primeiro exame completo dos motivos para rejeitar a versão do Cardeal Bertone dos factos na controvérsia sobre o Terceiro Segredo. As próprias declarações do cardeal, incluindo o seu livro e entrevistas à rádio e televisão em 2007, são usadas para demonstrar, para além de qualquer dúvida, que foi suprimido um texto do terceiro Segredo, evidentemente sob uma reserva mental injustificável de que o texto não é autêntico.




Autor: Carla Valente
Título: Silêncios
Editora: Mosaico editora
Páginas: 99
ISBN: 978-978-989-8253-96-5

Sinopse: Do verbo fértil aos silêncios rasgados
Disse Pablo Neruda, no seu discurso "Nasci para Nascer", na entrega do Prémio Nobel, que "Não aprendi nos livros qualquer receita para a composição de um poema", mas sim que "Encontrei, naquela longa jornada (a vida), as doses necessárias para a formação do poema. Ali me foram dadas as contribuições da terra e da alma. E penso que a poesia é uma acção passageira ou solene em que entram em doses medidas a solidão e solidariedade, o sentimento e a acção, a intimidade da própria pessoa, a intimidade do homem e a revelação secreta da Natureza", acrescentando que "surge um ensinamento que o poeta deve aprender dos outros homens. Não há solidão inexpugnável. Todos os caminhos conduzem ao mesmo ponto: à comunicação do que somos. E é necessário atravessar a solidão e aspereza, a incomunicação e o silêncio para chegar ao recinto mágico em que podemos dançar com hesitação ou cantar com melancolia".
Quem priva por breves momentos com Carla Valente dificilmente a imaginará poetisa - ou poeta, como agora sói chamar-se a quem escreve poesia e é mulher -, tal é a sua aversão social ao silêncio, à melancolia, ao monólogo interior, donde resulta, tantas vezes, a chama inicial que abre a porta do poema. Menos ainda a imaginaria autora de um conjunto de poemas enraizados no título comum "Silêncios".




Autor: Luis Aviz
Título: As melhores anedotas para crianças
Editora: Porto Editora
Páginas: 160
ISBN: 978-972-0-70140-4

Sinopse: Chegou o livro que as crianças não vão largar!
Contém centenas de anedotas e ilustrações que irão garantir muitas horas de gargalhadas aos pequenos leitores e seus amigos.
Agradará, com certeza, a toda a família!

Se rir é o melhor remédio…




Autor: Tonõ Núñez
Título: O senhor Mago e a folha
Editora: Everest Editora
Páginas: 47
ISBN: 972-750-845-6

Sinopse: Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Antão é um mago que decide pôr fim à solidão em que vive, transformando uma das folhas arrastradas pelo vento de Outono numa menina. Queres saber como o consegue?