quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Leituras do mês

Título: A vida privada dos Bragança
Autor: Ana Cristina Pereira, Joana Troni
Nº de Pág.:326
Editora: Esfera dos Livros

Sinopse:
Como se realizavam as festas de casamento, batizados e procissões? Quais os divertimentos da corte e como se passavam os serões no Paço? Quem frequentava os bailes, as corridas de touros ou a ópera italiana? Para onde se deslocava a família real durante as férias de verão? Como eram organizados os bailes de máscaras no Carnaval? Quem vestia o rei e a rainha, quem os servia? Como brincavam os príncipes e as princesas? As historiadoras Ana Cristina Pereira e Joana Troni, autoras de Amantes dos Reis de Portugal e Amantes dos Reis de França, relatam-nos o quotidiano da corte dos Bragança. Da conquista do trono por D. João IV, em 1640, que inicia a quarta dinastia, até ao último rei de Portugal, D. Manuel II. Ao longo destas páginas encontramos a despedida de D. Catarina de Bragança de partida para Inglaterra para se tornar rainha, que mobilizou a cidade de Lisboa em animados festejos. A aclamação de D. João V que rompe com a austeridade dos anos anteriores e traz esplendor para a corte nacional, mas que fica marcada por um episódio conhecido como «boicote das damas». Conhecemos a vida familiar da rainha D. Maria II que gostava de passar o serão a bordar junto das crianças enquanto o seu marido D. Fernando organizava a sua coleção de gravuras. E a paixão pelo mar de D. Carlos que juntamente com a sua mulher D. Amélia tiveram de viver numa corte com custos controlados, em que as festas eram mais modestas.

Título: Minha querida Inês
Autor: Margarida Rebelo Pinto
Nº de Pág.: 213
Editora: Clube do Autor

Sinopse:
“A história trágica de D. Inês de Castro, pela sua universalidade e intemporalidade, é inesgotável. Margarida Rebelo Pinto revela-nos os meandros deste universo fascinante, desmontando todos os passos da vida de D. Inês na semana que antecede um destino inelutável: a sua execução no dia 7 de Janeiro de 1355. Através da perspectiva de D. Inês vamos conhecendo os segredos da alma desta heroína e as maquinações das razões do Estado que determinaram o fim de uma vida mas não do amor.Uma estreia surpreendente no romance histórico de uma escritora que, pela sua extraordinária capacidade de penetrar no íntimo de cada personagem, dá voz a D. Inês, D. Pedro, D. Afonso IV e a outros protagonistas deste momento inesquecível da nossa História. Despidos das suas máscaras, ficamos a conhecer melhor as suas forças, fraquezas, motivações e desejos íntimos. Novas e surpreendentes revelações deste período único da História de Portugal dão sentido à frase que eterniza o amor de D. Inês e de D. Pedro: “Até ao fim do mundo”.

Título: Poesia
Autor: Eugénio de Andrade
Nº de Pág.: 719
Editora.:Modo de Ler

As obras completas de Eugénio de Andrade, em poesia e em prosa são agora publicadas pela editora Modo de Ler, com prefácios de Óscar Lopes e Luís Miguel Queirós. Poeta português, Eugénio de Andrade, nasceu a 19 de Janeiro de 1923 na Póvoa de Atalaia, Fundão, no seio de uma família de camponeses. A sua poesia caracteriza-se pela importância dada à palavra sendo a figuração do Homem o tema central. A figuração do tempo é igualmente essencial na poesia de Eugénio de Andrade, em que os dois ciclos, o do tempo e o do Homem, são inseparáveis. O poeta faleceu em 2005, deixando um legado importante e único no panorama literário Português.

Título: Diário de um banana: a verdade nua e crua
Autor:Jeff Kinney 
Nº de Pág.:223
Editora.:V&R Editoras
 
O Greg Heffley sempre teve muita pressa em crescer.
Mas agora que vai ficando mais velho, começa a perceber que afinal crescer pode não ter assim tanta piada.
Para todos os efeitos, parece que o Greg vai mesmo ter de enfrentar sozinho a “A Verdade Nua e Crua”
Um superêxito internacional que é também um bestseller em Portugal!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário