Autor: Maria João Lopo de Carvalho
Nº de Pág.:679
Editora: Oficina do Livro
Sinopse:
Marquesa de Alorna é o primeiro romance histórico da popular autora Maria João Lopo de Carvalho, que pretende neste livro desvendar e dar a conhecer outra face de uma das mulheres mais importantes e brilhantes da época de José Sebastião de Carvalho e Melo – Marquês de Pombal – a Marquesa de Alorna.
Neste romance, a sua autora revela-nos uma mulher rebelde, culta, apaixonada e sonhadora que deslumbrou Portugal e a Europa nos séculos XVIII e XIX e conta ainda a vida desta mulher cuja história veio mais tarde a cruzar-se com a da família da própria autora, quando a família Lopo de Carvalho adquiriu a Quinta da Alorna, em Almeirim, no início do século XX.
A Marquesa de Alorna, também respondia pelo nome de Leonor de Almeida, Alcipe, condessa d’Oeynhausen, mas todos sinónimos de uma mulher única e plural, marcante entre as elites europeias. Na transição do séc. XVIII para o XIX, foi mãe de oito filhos, católica, poetisa, política, instruída, viajada, inteligente e sedutora. Testemunhou a destruição do terramoto de 1755, passou dezoito anos num convento por ordem do marquês de Pombal, conheceu, viajou e viveu em Lisboa, Porto, Paris, Viena, Avinhão, Marselha, Madrid e Londres. Conviveu com reis e imperadores, filósofos e poetas, marcou políticas, motivou paixões ardentes, experimentou o luxo e a pobreza, a veneração e o exílio.
Autor: Maria Pilar Queralt Del Hierro
Nº de Pág.: 251
Editora: Presença
Sinopse:
María Pilar Queralt del Hierro reuniu em Mulheres de Vida Apaixonada uma seleção de biografias de mulheres de todas as épocas que se destacaram pelas suas vidas excecionais. Motivadas por verdadeira paixão, puseram os seus ideais acima da própria vida, enfrentando um destino trágico. Ao debruçar-se sobre a biografia de mulheres como Hipácia de Alexandria, Cleópatra, Inês de Castro, Joana d’Arc, Olympe de Gouge, Leonor de Távora, Isadora Duncan, Rosa Luxemburgo, Eva Braun, Diana de Gales, entre tantas outras, a autora oferece-nos uma visão abrangente da condição feminina e da sua evolução ao longo da História.
Autor: A. C. Gryling
Nº de Pág.: 693
Editora: Presença
Sinopse:
Trata-se de um livro diferente de todos os outros que Grayling escreveu, tendo levado mais de uma década a trabalhar nele. A ideia é apresentar uma espécie de alternativa humanista à Bíblia, na qual Grayling reúne algumas das melhores e mais inspiradoras ideias colhidas em mais de um milhar de livros escritos ao longo de 2500 anos. Daí o título português.
São quase 700 páginas, com duas colunas por página e 14 livros divididos em capítulos e versículos. Os livros são os seguintes: 1. Génesis, 2. Sabedoria, 3. Parábolas, 4. Concórdia, 5. Lamentações, 6. Consolações, 7. Sábios, 8. Canções, 9. Histórias, 10. Provérbios, 11. O Legislador, 12. Actos, 13. Epístolas e 14. O Bem.
Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez
Nº de Pág.: 54
Editora: Presença
Sinopse:
Porque o sonho faz parte do ser humano em qualquer idade, Maria Teresa Gonzalez oferece-nos uma história, cujo sonho é uma constante...
Castelos, cavalos, dragões e montanhas mágicas são alguns dos ingredientes que compõem esta história em verso.
"Era uma antigo castelo
muito velho, muito belo
igualzinho ao de uma história
cheio de encanto de glória!
Era um castelo em ruínas,
onde meninos traquinas
brincavam aos cavaleiros.
Também se brincava às damas
e aos dragões lança-chamas..."*
Sem comentários:
Enviar um comentário