quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Filmes portugueses selecionados para Toronto


Seis filmes de produção portuguesa, entre os quais Tabu, de Miguel Gomes, e O Gebo e a Sombra, de Manoel de Oliveira, integrarão em setembro o Festival de Cinema de Toronto, no Canadá, informou o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
O festival de Toronto, que decorrerá de 6 a 16 de setembro, é considerado um dos mais importantes da América do Norte e não tem secções competitivas, havendo apenas prémios atribuídos pelo público e pela crítica.
Este ano foram selecionadas seis produções portuguesas para várias secções, como As linhas de Wellington, de Valeria Sarmiento - que está em competição em Veneza -, e que terá em Toronto uma apresentação especial.
Na secção dedicada aos mestres do cinema estará O Gebo e a Sombra, de Manoel de Oliveira, que se estreará em Portugal a 27 de setembro.
O realizador angolano Zézé Gamboa apresentará a longa-metragem O Grande Kilapy, com produção de Fernando Vendrell, na secção "Cinema Contemporâneo do Mundo".
O Grande Kilapy tem argumento de Luís Alvarães e Luís Carlos Patraquim, foi rodado em Potugal, Brasil e Angola, e é um filme de época baseado em factos reais, passado no período colonial, entre os anos 1960 e 1970, centrando-se num playboy angolano que desvia dinheiro do Estado português para sustentar os seus vícios.
In: DN 29.08.12


Sem comentários:

Enviar um comentário