segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Autor da Semana

José de Sousa Saramago (1992-2010)
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. A 24 de Agosto de 1985 foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e a 3 de Dezembro de 1998 foi elevado a Grande-Colar da mesma Ordem.
O seu livro Ensaio sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil, Uruguai e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Fiel Jardineiro e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira adapta um conto retirado do livro Objecto Quase, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.
Nasceu no distrito de Santarém, na província geográfica do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento. Saramago, conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, foi membro do Partido Comunista Português e foi director-adjunto do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Casado, em segundas núpcias, com a espanhola Pilar del Río, Saramago viveu na ilha espanhola de Lanzarote, nas Ilhas Canárias onde viria a falecer a 18 de Junho de 2010.
In Wikipédia

Bibliografia que pode encontrar na Biblioteca Municipal:
Ano da Morte de Ricardo Reis;
Memorial do convento;
A jangada de pedra;
A bagagem do viajante;
O evangelho segundo Jesus Cristo;
Ensaio sobre a cegueira;
Todos os nomes;
Terra do Pecado;
Levantados do chão;
Cadernos de Lanzarote;
História do cerco de Lisboa;
Manual de Pintura e Caligrafia;
Caim;
O ano de 1993;
A viagem do elefante;
As pequenas memórias;
As intermitências da morte;
Claraboia;
A caverna

Sem comentários:

Enviar um comentário