segunda-feira, 27 de maio de 2013

Autor da semana - 27 a 31 de maio - Almeida Garrett

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett e mais tarde 1.º Visconde de Almeida Garrett, (Porto, 4 de fevereiro de 1799 — Lisboa, 9 de dezembro de 1854) foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português.
Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.

In: Wikipédia

Algumas das obras que pode encontrar na Biblioteca:

Lírica;
O Arco de Sant´Ana;
Flores sem Fruto;
Viagens na Minha Terra;
Frei Luís de Sousa;
Correspondência Inédita do Arquivo do Conservatório: 1836-1841

terça-feira, 21 de maio de 2013

Autor da Semana 20 a 24 de maio - Isabel Allende

Isabel Allende Llona (Lima, 2 de Agosto de 1942) é uma jornalista e escritora chilena. Apesar de ter nascido em Lima, a sua família voltou logo para o Chile, sua terra natal. Atualmente vive nos Estados Unidos da América.
É filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo irmão de Salvador Allende, e de Francisca Llona.
Isabel é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americana da década de 1980. A sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do primo de seu pai, o presidente Salvador Allende (1908-1973).
Escreveu A casa dos espíritos (1982) e ganhou reconhecimento de público e crítica. A obra foi filmada em 1993 por Bille August, com Jeremy Irons e Meryl Streep. Em 1995 lançou o livro Paula, que a autora escreveu para a sua filha que estava em coma devido a um ataque de porfiria. Como a autora não sabia se a sua memória voltaria após a saída do coma, Isabel Allende resolveu contar a sua história para auxiliar a filha a lembrar dos fatos. Paula passou a ser então um retrato auto-biográfico. A sua filha não voltou do coma e morreu um tempo depois.

In: Wikipédia

Obras que pode encontrar na Biblioteca:

Filha da Fortuna;
O Plano Infinito;
O Meu País Inventado;
Contos de Eva Luna;
O Reino do Dragão de Ouro;
Paula;
De Amor e de Sombra;
A Casa dos Espíritos;
A Cidade dos Deuses Selvagens;
Inês da Minha Alma;
O Bosque dos Pigmeus;
Zorro: O Começo da Lenda

terça-feira, 7 de maio de 2013

Leituras do mês

Autor: Gregg Braden
Título: Verdade profunda
Editora: Sinais de fogo
Páginas: 335
ISBN: 978-989-718-010-1

Sinopse: Quando novas descobertas põem em causa anteriores certezas, é altura de repensar as nossas convicções. Um novo mundo está a emergir perante os nossos olhos, enquanto o insustentável mundo do passado luta para continuar. Ambos os mundos reflectem as crenças do nosso passado. Ambos existem - mas apenas por agora. Qual deles escolheria?

Autor: Gregg Braden
Título: Verdade profunda
Editora: Sinais de fogo
Páginas: 335
ISBN: 978-989-718-010-1



Sinopse: Nesta obra, a autora procura apresentar um retrato de Cleópatra, que no auge do poder controlou a costa oriental do Mediterrâneo, o último grande reino de qualquer soberano egípcio e, durante um período, deteve o destino do mundo ocidental nas mãos. Cresceu em meio de luxo e herdou um reino em declínio. Teve um filho com um homem casado, três com outro e morreu aos 39 anos, uma geração antes do nascimento de Cristo. 




Autor: Tiago Carrasco
Título: Até lá abaixo
Editora: Oficina do livro
Páginas: 314
ISBN: 978-989-555-728-8

Sinopse: Em 2010, o jornalista Tiago Carrasco e dois amigos, o fotógrafo João Henriques e o cameraman João Fontes, decidiram largar os seus empregos mal pagos e concretizar um velho sonho: atravessar o continente africano de automóvel. O pretexto que arranjaram foi o Mundial de Futebol, que se realizava em África pela primeira vez, mas a viagem seria muito mais do que um longo passeio destinado a celebrar o desporto mais popular do mundo seria, sim, o maior desafio da vida destes três homens. Este é o relato das emoções e das peripécias que Tiago Carrasco e os seus companheiros de estrada viveram ao longo desses 150 dias alucinantes, passados no deserto e na selva, em aldeias perdidas e nos bairros das lata de grandes cidades, em lugares vergados à pobreza e à violência e noutros onde a esperança subsiste apenas por milagre. Até Lá Abaixo descreve-nos esta epopeia de 30 mil quilómetros, de Marrocos à África do Sul, passando por 21 países, que é também uma viagem interior aos nossos medos e à nossa capacidade de superar as maiores contrariedades. Uma lição de sobrevivência. E uma aventura inesquecível.

Autor: Lewis Carroll
Título: Alice no país da maravilhas
Editora: Qb
Páginas: 149
ISBN: 978-989-628-179-3

Sinopse: Ao seguir um coelho apressado, Alice cai num buraco que, mais tarde, ela descobrirá ser uma passagem para o País das maravilhas. Tudo fica esquisito desde então: Alice conhece um gato muito diferente, uma lagarta sábia, um chapeleiro maluco, entre outros personagens que a introduzem numa realidade complexa e enigmática.
 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Apresentação do livro - Sangue dos inocentes

No próximo dia 4 de maio pelas 21h30 será realizada no Auditório Municipal a apresentação pública do livro “Sangue dos inocentes”, do jovem escritor penaguiota, Daniel Carvalho.
O sangue dos inocentes é o primeiro livro de uma saga denominada “Perdição e redenção”.
Neste primeiro livro o autor referencia que “O mundo encontra-se novamente perante uma grande ameaça, desta vez pelas mãos de um maníaco obcecado com a criação do ser perfeito e que não olha a meios para concluir o seu objectivo…”
Contamos consigo.
 A Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião assinalou o Dia Mundial do Livro, com contos, livros, leituras e música. Durante o dia passaram pela Biblioteca alunos do concelho para ouvir contos e leituras.
À noite a Biblioteca Municipal abriu as portas à comunidade para um Sarau cultural e Musical com o tema “Livros e leituras”.
No decorrer do Sarau foram partilhadas opiniões sobre livros, leituras e autores favoritos.
Os participantes tiveram oportunidade de ler trechos de obras literárias e de ouvir agradáveis momentos musicais a cargo de Beto Mendonça e Paula Conceição.
Jornada onde o livro e a leitura saíram valorizados.

2º Concurso de Poesia - Divulgação e entrega de prémios

A Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião organizou no decorrer dos meses de março e abril o 2º concurso de poesia, dirigido aos alunos do concelho. O principal objetivo do concurso foi contribuir para criar ou consolidar hábitos de leitura e de escrita de forma a promover a escrita criativa e valorizar esta forma de expressão literária.
A divulgação das três melhores poesias e  entrega de prémios aos alunos vencedores decorreu na Biblioteca Escolar da E B 2, 3 de Santa Marta de Penaguião no passado dia 26 de abril. Os alunos vencedores da primeira, segunda e terceira melhor poesia, tiveram a oportunidade de a ler e comentar.
Os trabalhos vencedores, apresentados com muita imaginação e qualidade, demonstram que há apetência para a escrita e para esta forma de comunicação literária.

Poesia melhor classificada:
Vitral

Há palavras frias,
Há grandes pensamentos,
Ventos que nos escapam,
Frágeis momentos.

Há olhos que chovem,
Mentes que o céu fazem brilhar,
Palavras que aquecem
Numa noite de luar.

Há palavras que matam,
Outras apenas servem para encantar,
Mas as mais belas que digo,
Só tu as podes gravar!
                                     
                                        Daniel dos Santos Ferreira

Segunda melhor classificada
Palavras
Deixam transparecer no papel
O que tento pintar,
Pensamentos que me consomem
E que tento guardar…

Lembranças, frases, palavras,
São como leves fragmentos
Constroem este poema
E celebram frágeis momentos.

As palavras do meu livro
Interpretam-se com o coração
Tatuam-se na memória,
Dispersam-se na imaginação.

                                             Inês Mesquita Ferreira


Terceira melhor classificada

Viagens que conto

Quando estou a escrever,
Visto a pele da personagem,
Navego nas suas letras
E começo uma viagem.

A história deste livro
Torna a minha alma nua,
Faz crescer magia em mim
E vou da Terra até à Lua!

Com um livro construo um muro
E imagino uma casa,
Faço um avião de papel
E viajo na sua asa!

                                    Ana Cristina Moreira Pinto

Apresentação do livro - O sangue dos inocentes

No próximo dia 4 de maio pelas 21h30 será realizada no Auditório Municipal a apresentação pública do livro “Sangue dos inocentes”, do jovem escritor penaguiota, Daniel Carvalho.
O sangue dos inocentes é o primeiro livro de uma saga denominada “Perdição e redenção”.
Neste primeiro livro o autor referencia que “O mundo encontra-se novamente perante uma grande ameaça, desta vez pelas mãos de um maníaco obcecado com a criação do ser perfeito e que não olha a meios para concluir o seu objectivo…”
Contamos consigo.