terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Sugestões de leitura

Autor: Pedro Chagas Freitas
Título: Prometo falhar
Editora: Marcador
Páginas: 390

ISBN: 978-989-754-706-9

Sinopse: Prometo Falhar é um livro de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. O amor.
No seu estilo intimista, quase que sussurrado ao ouvido, Pedro Chagas Freitas leva o leitor aos estratos mais profundos do que sente. E promete não deixar pedra sobre pedra. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra sem margem para equívocos porque é que é possível sair ileso de tudo. Menos do amor.

Autor: Malala Yousafzai
Título: Eu, Malala
Editora: Presença
Páginas: 351
ISBN: 978- 972-23-5173-7

Sinopse: No dia 9 de outubro de 2012, Malala Yousafzai, então com 15 anos, regressava a casa vinda da escola quando a carrinha onde viajava foi mandada parar e um homem armado disparou três vezes sobre a jovem. Nos últimos anos Malala - uma voz cada vez mais conhecida em todo o Paquistão por lutar pelo direito à educação de todas as crianças, especialmente das raparigas - tornou-se um alvo para os terroristas islâmicos. Esta é a história, contada na primeira pessoa, da menina que se recusou a baixar os braços e a deixar que os talibãs lhe ditassem a vida. É também a história do pai que nunca desistiu de a encorajar a seguir os seus sonhos numa sociedade que dá primazia aos homens, e de uma região dilacerada por décadas de conflitos políticos, religiosos e tribais. Um livro que nos leva numa viagem extraordinária e que nos inspira a acreditar no poder das palavras para mudar o mundo.

Autor: Hendy Holden
Título: Haatchi & Little B
Editora: Quinta Essência
Páginas: 197
ISBN: 978-989-7261-48-0

Sinopse: Numa noite gelada em janeiro de 2012, Haatchi, o cão, foi atingido na cabeça e abandonado numa linha de caminho de ferro para ser atropelado por um comboio. O maquinista viu demasiado tarde o adorável pastor-da-anatólia ​​de cinco meses. De alguma forma, o aterrorizado cachorrinho sobreviveu à perda de sangue da pata e cauda parcialmente cortadas e conseguiu rastejar para um lugar seguro.
Felizmente, Haatchi foi resgatado, embora os veterinários não tenham conseguido salvar-lhe a pata e cauda. Um apelo no Facebook chamou a atenção de um casal de bom coração, Colleen Drummond e Will Howkins, que também são o pai e a madrasta de Owen (conhecido na família como Little B, ou seja Little Buddy, «amiguinho»). Um olhar para o focinho expressivo de Haatchi disse-lhes tudo o que precisavam de saber e o sortudo cão mudou-se para casa da família Howkins apenas seis semanas depois de quase ser morto. Owen, agora com oito anos, tem uma doença genética rara que faz com que os seus músculos estejam permanentemente tensos. Em grande parte confinado a uma cadeira de rodas, era um menino reservado e ansioso com dificuldade em fazer amigos. Mas quando Owen acordou na manhã depois de Haatchi chegar, apaixonou-se imediatamente pelo cão mutilado que, por sua vez, acabou por salvá-lo.

Autor: Alice Nunro
Título: Vidas de raparigas e mulheres
Editora: Relógio d`Água
Páginas: 279
ISBN: 978-989-641-410-8

Sinopse: O único romance escrito pela vencedora do Nobel da Literatura 2013 - Vidas de Raparigas e Mulheres - é uma obra perspicaz, sincera, «formal mas não factualmente autobiográfica», que nos conta a vida de uma jovem na zona rural de Ontário durante os anos 40.
Del Jordan vive no fim da Flats Road, na quinta de criação de raposas do seu pai, onde os seus companheiros são um excêntrico solteiro amigo da família e o seu rude irmão mais novo. Quando Del começa a passar mais tempo na cidade, vê-se rodeada por mulheres: a sua mãe agnóstica, uma mulher teimosa que vende enciclopédias aos agricultores; a inquilina da sua mãe, Fern Dogherty; e a sua melhor amiga, Naomi, com quem partilha as frustrações e as desenfreadas alegrias características da adolescência.
É através destas influências improváveis, e das suas experiências com o sexo, o nascimento e a morte, que Del explora as contradições do que é ser uma mulher. O resultado é uma demonstração poderosa, comovente e repleta de humor da consciência improvável de uma excritora sobre a vida de raparigas e mulheres.

Autor: Jeff Kinney
Título: O diário de um Banana : O emplastro
Editora: Booksmile
Páginas: 223
ISBN: 978-989-707-118-8

Sinopse: A Festa de São Valentim na escola do Greg está a deixá-lo em parafuso. Por mais que se esforce, não consegue convencer nenhuma miúda a acompanhá-lo, e está a ver que vai ter de ir sozinho. O seu amigo Rowley também não tem par, mas isso não lhe serve de grande consolo.
De repente, a sorte parece bater-lhe à porta, e o Greg consegue finalmente encontrar um par para a festa, o que quer dizer que o Rowley é o único desemparelhado. Só que muito pode acontecer numa noite... No fim, quem vai ter sorte ao amor e quem vai ser O EMPLASTRO?

Autor: Jeff Kinney
Título: O diário de um Banana : Tirem-me daqui
Editora: Booksmile
Páginas: 223
ISBN: 972-793-707-110-2

Sinopse:  O Greg está metido num grande sarilho: a escola foi vandalizada e ele é o principal suspeito. Mas o que é incrível é que ele está inocente. Pelo menos em parte... As autoridades estão a apertar o cerco. Entretanto, uma tempestade de neve chega de surpresa e a família fica impossibilitada de sair de casa.
O Greg sabe que, quando a neve derreter, terá de sofrer as consequências, mas haverá algum castigo pior do que ficar fechado em casa com a família durante as férias? É caso para dizer: TIREM-ME DAQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário