quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sugestões de leitura



Autor: Eduardo M. Raposo

Título: Cantores de Abril

Editora: Edições Colibri
Páginas: 247
ISBN: 978-972-772-174-0
Sinopse: Contra a censura, contra a Pide, contra a repressão, contra a guerra, não tínhamos outras armas: tínhamos a poesia, a canção, a guitarra. E foram elas que, de certo modo, na madrugada do 25 de Abril, floriram também nas armas libertadoras.  A Poesia e a Música foram a chama que alimentou a esperança na liberdade, despertou consciências contra a guerra colonial e minou a ditadura Salazarista. O livro “Cantores de Abril” de Eduardo M. Raposo, presta homenagem aos Poetas e Cantores que fizeram os Cravos florir em Abril, mas também a todos os homens e mulheres que participaram voluntariosamente neste movimento que tanto contribuiu para a Revolução de 1974 – dirigentes estudantis, jornalistas, críticos, editores de rádio e de televisão. A sua ousadia foi paga muitas vezes com a prisão e quantas com a tortura, mas nada os demoveu e mantiveram a chama acesa até às “portas que Abril abriu”. Este movimento cultural deu um novo rumo à nossa história recente e em tempos de crise de valores éticos e de injustiças sociais que nos fazem lembrar tempos de antigamente, apetece voltar às canções do Zeca Afonso e do Adriano Correia de Oliveira. [Fernando Mão de Ferro]

Autor: Carlos Rebelo, Vitor Tavares
Título: A Revolução do 25 de Abril : Explicada aos jovens
Editora: Plátano Editora
Páginas: 338
ISBN: 978-972-770-729-4
Sinopse: Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

Antes de 25 Abril de 1974: O Estado repressivo;
- Salazar e o Estado Novo
- As instituições repressivas
- O tardio desenvolvimento económico
- A oposição democrática
- A guerra colonial
- O marcelismo
Depois de 25 de Abril de 1974: O Estado democrático
- O golpe militar de Abril (I) - Os antecedentes
- O golpe militar de Abril (II) - Os preparativos para a Revolução
- O golpe militar de Abril (III) - O 25 de Abril de 1974 - A Revolução dos Cravos
- A liberdade política - Da revolução à normalização democrática
- A Constituição de 1976 e as novas instituições democráticas
- A descolonização
- Os problemas do desenvolvimento económico e a integração europeia
- Os novos valores e a cultura na sociedade democrática
- O 25 de Abril na Arte.
Autor: Alicia Giménez Bartlett
Título: Mortos de papel : Um caso de Petra delicado
Editora: Pergaminho
Páginas: 252
ISBN: 972-711-417-2

Sinopse: Um jornalista da imprensa «cor-de-rosa», especializado em divulgar notícias escandalosas, é assassinado na sua própria casa. A inspetora Petra Delicado e o sub- inspector Fermín Garzón encarregam-se do caso. A lista de suspeitos estende-se a todas as personagens do jet-set que alguma vez foram prejudicadas pela publicação dos seus instintos devaneios. Este ambiente não agrada muito aos dois polícias. O caso complica-se com o assassinato de uma jovem hospedeira de congressos, que parece estar relacionado com o do jornalista. Tudo se transforma numa teia complexa de mentiras e relações da qual ninguém sairá ileso no final.

Autor: Álvaro Cunqueiro
Título: O ano do cometa
Editora: Guerra e Paz
Páginas: 206
ISBN: 978-989-8174-95-6

 Sinopse: No ano em que chega a Lucerna a notícia da aproximação de um cometa, Paulos, membro do Colégio de Astrólogos, expõe e interpreta perante os cônsules os três sinais da grave influência da passagem do mesmo nos trabalhos e nos dias da cidade: a chegada dos visitantes vespertinos, que viajam sem sombra, o regresso momentâneo dos rios às suas nascentes, no tempo que dura um relâmpago, e por último, a aparição de um unicórnio. Paulos pretende conjurar estes prodígios e repelir a ameaça dos exércitos de Asad II com a ajuda de david, Artur e Júlio César, três reis antigos a quem procura e expõe o propósito da sua missão.


Autor: Mário João Alves
Título: Amílcar consertador de búzios calados
Editora: Trinta por uma linha
Páginas: [28]
ISBN: 978-989-8213-53-2

Sinopse: Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Em "Amílcar, consertador de búzio calados" o autor, Mário João Alves, ajuda-nos a entender o que é o acaso, a saudade, a paciência, o estar zangado, o consertar, o desabafar e, ainda, esta "coisa de acreditar". Entre as personagens destaca-se o pequeno Amílcar, "a única pessoa no mundo capaz de consertar tudo". Ana Justo ilustrou e deu um colorido divertido a este conto vencedor do Concurso Lusófono da Trofa - Conto Infantil - Prémio Matilde Rosa Araújo.

Autor: Fátima Pombo
Título: A menina azul quer voar
Editora: Trinta por uma linha
Páginas: [28]
ISBN: 978-989-95696-6-9




Sinopse: A 'Menina Azul' é uma série de histórias para crianças cuja protagonista é uma Menina toda azul com cabelos dourados quase do tamanho do sol. A esta Menina vão-se juntando os seus amigos, ao longo da série, para viverem com ela as mais irrequietas aventuras.
Em A Menina Azul Quer Voar ficamos a conhecer a Menina, a Valsa - a sua amiga borboleta colorida - e o velho plátano.
Nesta história, a Menina quer voar junto com as águias, porque voar no céu...voar no céu... é não sentir barulho nenhum, nenhum. 'Queria tanto voar como os pássaros -confessou a Menina e pôs-se a cantar muito alto para que os pássaros a ouvissem, mas os pássaros já iam longe, mal se viam no horizonte.'
Nesta história saberemos se a Menina vai poder realizar o seu sonho ou não. Do que temos a certeza, é que as asas da Valsa são muito frágeis e que a borboleta tem de ir para casa sempre que chega o crepúsculo.

















Sem comentários:

Enviar um comentário