terça-feira, 18 de outubro de 2011

Luís Almeida Martins sistematiza 365 factos históricos

O jornalista Luís Almeida Martins acaba de lançar o livro "365 dias com histórias da História de Portugal", com o qual pretende aproximar a História do quotidiano dos portugueses.
"A ideia é aproximar a História das pessoas e que [a História] volte a ser uma coisa familiar, porque já o foi no passado", disse à Lusa o jornalista, que lamentou o facto de "hoje em dia estarmos afastados da nossa História".
O modelo adoptado foi uma história por dia, que é um acontecimento histórico, fazendo os "365 dias com histórias da História de Portugal".
"No passado, as pessoas se, de uma forma geral, eram menos cultas e até com menor formação académica, havia um conhecimento da História, das tradições. Hoje em dia vive-se muito o momento efémero. Temos mais informação e menos conhecimento", rematou.
"As pessoas vivem apenas o imediato e não sabem o que é que conduziu ao estado atual das coisas e isto reflete-se em tudo", afirmou.
Com esta obra, divida em 365 histórias -- "uma por dia" -- pretende o autor "ajudar os portugueses a compreender melhor o presente".
Ler em DN 18.10.2011
 

Sem comentários:

Enviar um comentário