segunda-feira, 2 de abril de 2012

Leituras do mês

Título: As luzes de Leonor
Autor: Maria Teresa Horta
Nº de Pág.:1065
Editora: Dom Quixote

Sinopse:
Um romance sinfónico sobre a Marquesa de Alorna, Leonor de Almeida Portugal, neta dos Marqueses de Távora, uma figura feminina ímpar na história literária e política de Portugal, onde se destacam os seus momentos mais íntimos e o seu permanente conflito entre a razão e a emoção. que abriu as portas ao romantismo em Portugal.


Título: Tristão e Isolda
Autor: Joseph Bédier
Nº de Pág.: 189
Editora: Biblok

Sinopse:
A história é simples: o rei Marcos precisa de casar e o seu sobrinho Tristão está encarregue da tarefa de buscar a noiva para o seu casamento. De volta de terras distantes com a jovem que seria desposada pelo rei, Tristão e Isolda, a futura esposa de seu tio, tomam uma bebida mágica preparada pela mãe de Isolda, uma espécie de feiticeira à moda medieval. A partir deste momento eles apaixonam-se perdidamente. Fiel ao seu tio, o rei da Cornualha, e, contudo, apaixonado pela mulher que lhe está destinada, há na natureza de Tristão tanto de lealdade como de astúcia e até o impossível acontece, num caminho entre duas almas que se amam, mas que, próximos ou distantes, nunca poderão ser felizes.
É o clássico romance de cavalaria, com o seu protagonista nobre, forte e astuto contra todos os obstáculos que o afastam da conquista do coração da sua dama. A história do cavaleiro Tristão e de como o seu amor por Isolda viria a ser a base de muitas desventuras – e a perda de ambos


Título: O Crepúsculo de Elfos
Autor: Jean-Louis Fetjaine
Nº de Pág.: 276
Editora: Publicações Europa América

Sinopse:
"Há muito, muito tempo, mesmo antes de Merlim e do rei Artur, o mundo era mais do que uma floresta sombria de carvalhos e faias, povoado de elfos e de raças estranhas, cuja memória se perdeu nos dias.
Nesses tempos, antigos, os elfos eram um povo poderoso e temido pelos homens, seres cheios de graça e de pele azulada, que sabiam ainda dominar as forças obscuras da natureza.
Este livro é uma narração das derradeiras horas, depois do encontro do cavaleiro Uter e de Lliane, rainha dos elfos, cuja beleza fascinava todos os que dela se aproximavam. 
A história de uma traição e de uma queda de todo um mundo, de um combate desesperado e de um amor impossível.
Numa Idade Média onde o maravilhoso ladeia a violência e a crueldade, este romance maravilhoso alimentado por uma imaginação inesgotável e um profundo conhecimento do mundo medieval estabelece uma ligação entre o universo das lendas célticas, a fantasia e o ciclo arturiano.


Título: O Crepúsculo de Elfos
Autor: Jean-Louis Fetjaine
Nº de Pág.: 276
Editora: Publicações Europa América

Sinopse:
A Lua é um círculo feito de magia. Como é a tua Lua? Estás a vê-la lá em cima? Que tal te parece? E como a imaginas? Sorri-te no meio de todas as estrelas e parece ser o mais redondo dos teus rebuçados? Quando à noite não há outra luz, a tua Lua é todinha para ti!
Quando te meteres no quentinho da tua caminha olha para a lua, lá em cima, tão branquinha! Será sempre tua amiga, podes confiar, com a sua luz especial na hora de nanar.

Sem comentários:

Enviar um comentário