terça-feira, 2 de abril de 2013

Leituras do mês

Autor: Florbela Espanca
Título: Contos e diário
Editora: Publicações D. Quixote
Páginas: 280
ISBN: 972-20-1884-1

Sinopse: Apesar de Florbela Espanca ser conhecida como poetisa, ao longo da sua vida tentou várias vezes o conto. Neles, encontramos frases de grande beleza e energia, que exprimem as suas contradições na transição para a libertação da mulher.


 
Autor: G. K. Chesterton
Título: O homem que era quinta-feira
Editora: Europa América
Páginas: 151
ISBN: 978-972-1-05813-2

Sinopse: Esta extravagância hilariante presume a existência de uma sociedade secreta de revolucionários que juraram destruir o mundo.
Existem sete membros do Concelho Central Anárquico que, por razões de segurança, se auto-intitulam com os nomes dos dias da semana. Mas o desenrolar dos acontecimentos lança a dúvida sobre a sua verdadeira identidade, pois Quinta-Feira não é o apaixonado poeta que dizia ser mas sim um detective da Scotland Yard.
Chesterton faz a acção avançar bem à sua maneira inventiva e exuberante e depois usa este pesadelo de paradoxo e surpresa para sondar os mistérios do comportamento e das crenças humanas.

Autor: Susanna Tamaro
Título: A grande árvore
Editora: Esditorial Presença
Páginas: 102
ISBN: 978-972-23-4266-7

Sinopse: O protagonista desta história é um abeto que, ao longo dos séculos, venceu inúmeras adversidades e viveu momentos importantes, como o dia em que conheceu os imperadores da Áustria ou a ocasião em que o quiseram transformar em violino. Por isso, haverá para ele destino mais inglório que acabar os dias a fazer de árvore de Natal? Crik, um esquilo que nunca teve outra morada senão o abeto, não consegue compreender tamanha crueldade, e agora está disposto a fazer tudo para devolver o velho amigo ao seu habitat, nem que para isso seja preciso… um milagre. Uma fábula moderna e encantadora sobre a amizade, a natureza e o poder imenso da fé.


Autor: Maria Inês Almeida
Título: Chamo-me Amália
Editora: Didáctica Editora
Páginas: 64
ISBN: 978-972-650-863-2

Sinopse: "Se eu tivesse de reunir toda a minha vida em poucas palavras, perguntam vocês?
Olhem, o que talvez me defina melhor é a sensação de ser às vezes duas pessoas diferentes, ter um lado solar e alegre de querer ir colher flores, e um lado nocturno, de tristeza sem fim. Ser ao mesmo tempo coração e cabeça."

Sem comentários:

Enviar um comentário