quinta-feira, 20 de novembro de 2014

No sentido de proporcionar uma maior vivência à quadra natalícia que se aproxima e sensibilizar a comunidade para a época e a tradição cultural da construção do presépio, no sentido de promover a manifestação artística e a criatividade interinstitucional e individual: criando assim, condições para a fruição literária, científica e artística e para o estímulo do espírito crítico-reflexivo nos cidadãos vai, a Biblioteca Municipal, levar a efeito o 1º Concurso de Presépios.

REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE PRESÉPIOS 2014

Artigo 1º | Entidade promotora
1. O Concurso de Presépios é uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião e tem como objetivos:
» Proporcionar uma maior vivência da mensagem natalícia;
» Sensibilizar a comunidade para a época e a tradição cultural da construção do presépio;
» Promover a manifestação artística e a criatividade interinstitucional e individual;
» Criar condições para a fruição literária, científica e artística e para o estímulo do espírito crítico-reflexivo nos cidadãos.

Artigo 2º | Condições de participação e requisitos dos presépios
1. O concurso está aberto a todas as pessoas que concorram a nível individual, em grupo ou institucional;
2. O concurso contempla as seguintes categorias:
Categoria A (INFANTIL) – Individual ou grupo com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos e Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência pré-escolar e Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
Categoria B (JUVENIL) – Individual ou grupo com idades compreendidas entre os 10 e 16 anos e escola do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico;
Categoria C (ADULTOS/SÉNIOR) – Individual ou grupo, Associações e Coletividades, Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência de idosos, Centros de Dia e Centros de Convívio.
3. Em cada categoria só pode concorrer com apenas um trabalho, excetuam-se as instituições que tiverem mais do que uma valência, podendo concorrer com um trabalho por cada valência, reservando-se a Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião o direito de não aceitar trabalhos que não estiverem de acordo com os objetivos e normas deste concurso.
4. Os presépios apresentados a concurso não deverão exceder as dimensões de 50 cm x 50 cm x 50 cm.
5. Os presépios podem ser concebidos em qualquer material, sendo obrigatório a apresentação das três figuras principais - Menino Jesus, S. José e Maria - e uma frase alusiva à quadra natalícia.
6. Cada presépio tem de ser identificado por um pseudónimo usado pela entidade concorrente.
7. Para efeito de concurso e exposição, cada trabalho concorrente deverá ser entregue com um envelope fechado, indicando no EXTERIOR o pseudónimo, e no INTERIOR a identificação do concorrente.
8. O envelope só será aberto após a admissão a concurso e a respetiva votação dos presépios admitidos a concurso.

Artigo 3º | Receção dos presépios
1. A data limite para a receção dos presépios é dia 18 do mês de dezembro;
2. Os trabalhos têm de ser entregues na Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião no seu horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira das 09h às 18h.
3. Por cada trabalho será entregue um comprovativo da entrega da obra e condições físicas da sua receção. Esse comprovativo terá de ser apresentado obrigatoriamente aquando do seu levantamento.

Artigo 4º | Votação dos presépios
1. Os trabalhos serão votados por um júri e, por todos os cidadão que o queiram fazer na fase de exposição, que decorrerá de 22 a 31 de Dezembro em local a designar para o efeito;
2. No caso de haver empate na votação, caberá a decisão ao júri;
3. Os resultados finais não são passíveis de recurso.

Artigo 5º | Prémios
1. O valor dos prémios é:
Categoria A – 1.º lugar: Oferta de 3 livros;
Categoria B – 1.º lugar: Oferta de 3 livros;
Categoria C – 1.º lugar: Oferta de 4 livros.
2. Todos/as os/as participantes têm direito a um diploma de participação.
3. A entrega dos prémios e diplomas de participação será feita em hora e local a designar.

Artigo 6º | Devolução dos presépios
1. Os presépios vencedores farão parte do espólio da Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião e não serão devolvidos. Todos os outros presépios deverão ser levantados na Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião até ao final do mês de janeiro.
2. Caso os presépios não sejam levantados no prazo estabelecido e se não for solicitada outra data, a Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião, reserva-se o direito de dar aos presépios o destino que entender mais conveniente.

Artigo 7º | Disposições finais
1. A entrega dos trabalhos a concurso implica a integral aceitação das normas aqui expostas.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

3º Concurso de Quadras de São Martinho - Entrega de prémios

Foram hoje, dia de São Martinho, revelados os vencedores e entregues os prémios relativos ao 3º Concurso de Quadras de São Martinho, promovido pela Biblioteca Municipal de Santa Marta de Penaguião para a comunidade escolar do concelho na Feira de São Martinho, realizada pelo Agrupamento de Escolas no Forum Atividades.

Ó meu rico São Martinho
Vamos lá adivinhar
Qual será o melhor vinho
Para a gente provar.
Na escola do Assento
Vamos todos festejar
O dia de São Martinho
Para as castanhas provar.


1º Ciclo - Carolina Ferreira Matos, escola do Assento

Há castanhas para assar
O vinho para provar
Vem aí o dia de S. Martinho
E muita alegria para o festejar.
No dia de S. Martinho
Está o céu a brilhar
E no pátio da escola
Há castanhas a saltitar.
S. Martinho, S. Martinho
Nobre cavaleiro
Ajuda um mendigo
num dia de nevoeiro.


2º Ciclo - Vitor Hugo Silva Teixeira, escola E B 2, 3 de Santa Marta

Passava por ali um cavaleiro
num dia de inverno,
foi solidário com o mendigo,
e salvou-o do "inferno".
Com uma espada brilhante,
a sua capa cortou,
ofereceu-a ao pobre mendigo
que assim se abrigou.
Naquele mesmo instante,
um milagre aconteceu!
para celebrar a bondade
um belo sol apareceu.

3º Ciclo - Leonor Martins Morais, escola E B 2, 3 de Santa Marta

O Cantinho do Conto - Conto do mês

Durante o mês de outubro as crianças do pré-escolar,  tiveram a oportunidade de ouvir no Cantinho do Conto da  Biblioteca Municipal de uma forma interativa o conto “O senhor mago e a folha”.  


Dia Mundial da Alimentação assinalado na Biblioteca Municipal

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado, pela primeira vez, a 16 de Outubro de 1981 e foi criado com o intuito de promover uma reflexão sobre a alimentação a nível mundial e, principalmente, sobre a fome no planeta. A data foi escolhida para assinalar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945.
Como forma de comemorar a data, de sensibilizar e de educar os mais novos para hábitos de alimentação saudáveis, a Biblioteca Municipal, promoveu no dia 16 de outubro atividades para alunos do 1º Ciclo.
Foram sublinhados aspetos importantes tais como: a alimentação como um dos fatores que mais influencia o crescimento e o desenvolvimento da criança e do adolescente; importância de realizar várias refeições por dia; vantagens de uma alimentação saudável e equilibrada; a constituição da roda dos alimentos.

Verificou-se uma participação ativa por parte dos alunos, que tiveram ainda a oportunidade de visionar um pequeno filme sobre a alimentação e de realizar um jogo com o mesmo tema.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Sugestões de Leitura

Autor: Carlos Ruiz Zafón
Título: As luzes de setembro
Editora: Planeta
Páginas: 252

ISBN: 978-972-657-520-5

Sinopse: Um misterioso fabricante de brinquedos que vive em reclusão numa gigantesca mansão povoada de seres mecânicos e sombras do passado... 
Um enigma em torno de estranhas luzes que brilham entre a neblina que rodeia a ilhota do farol. Um ser de pesadelo que se oculta nas profundezas do bosque... 
Estes e outros elementos tecem a trama do mistério que unirá Irene e Ismael para sempre durante um mágico Verão em Baía Azul. Um enigma que os levará a viver a mais emocionante das aventuras num labiríntico mundo povoado de luzes.
Um livro fascinante de intriga, fantasia, mistério e amor com uma tensão e um suspense que aumenta à medida que avançamos na história. E sempre envoltos numa atmosfera ameaçadora.


Autor: Carlos Ruiz Zafón
Título: O príncipe da neblina
Editora: Planeta
Páginas: 204
ISBN: 978-989-657-219-8

Sinopse: Um diabólico príncipe que tem a capacidade de conceder e realizar qualquer desejo... a um preço muito elevado. 
O novo lar dos Carver, numa remota aldeia da costa sul inglesa, está rodeado de mistério. Respira-se e sente-se a presença do espírito de Jacob, o filho dos antigos donos, que morreu afogado.
As estranhas circunstâncias dessa morte só se começam a perceber à medida que os jovens Max, a irmã Alicia e o amigo Roland vão descobrindo factos muito perturbadores sobre uma misteriosa personagem de seu nome… o Príncipe da Neblina.



Autor: Kate Morton
Título: Amores secretos
Editora: Objetiva
Páginas: 564
ISBN: 978-989-672-501-2

Sinopse: Laurel, actriz de sucesso, regressa à casa da família para celebrar o nonagésimo aniversário da mãe, Dorothy, que sofre de Alzheimer. Esse dia recorda-lhe um outro, há muito esquecido. Naquele fatídico aniversário do seu irmão, Laurel estava escondida na casa da árvore, a fantasiar com um amor adolescente e um futuro grandioso em Londres, quando assistiu a um crime terrível, que mudaria a sua vida para sempre. Foi com terror que Laurel viu a mãe cravar a faca do bolo de aniversário no peito de um desconhecido. O regresso ao local onde tudo aconteceu é a última oportunidade para Laurel descobrir o temível segredo daquele dia e encontrar as respostas que só o passado da sua mãe lhe pode dar. Pista após pista, Laurel irá desvendar a história secreta de três desconhecidos que a Segunda Guerra Mundial uniu em Londres - Dorothy, Vivien e Jimmy - e cujos destinos ficaram para sempre ligados.


Autor: Kristine Barnett
Título: Salvo pelas estrelas
Editora: Self
Páginas: 303
ISBN: 978-989-98288-5-8

Sinopse: A jornada de Kristine e Jacob é ainda mais notável porque o autismo quase deitou a perder esta mente brilhante. Kristine foi informada, quando o filho foi diagnosticado aos dois anos de idade, que este poderia nunca vir a ser capaz de se calçar sozinho. Rodeado de «especialistas» que tentavam forçá-lo a concentrar-se nas suas competências e privá-lo dos seus interesses, que o distraíam dos exercícios que lhe eram impostos, Jacob não fez qualquer progresso, isolando-se cada vez mais, acabou por deixar de falar de todo. Mas Jacob gostava dos movimentos das sombras nas paredes, das estrelas, dos padrões dos sofás... Contrariando o marido e os pareceres dos especialistas, Kristine seguiu os seus instintos, retirou o filho da educação especial e iniciou, sozinha, uma nova educação. Decidiu seguir a «centelha» de Jacob, as suas paixões, e concentrar-se nas coisas que o filho era capaz de fazer ao invés de se concentrar nas que ele não conseguia. Acreditava no poder da infância e na importância de brincar e esta filosofia ajudou-a a ultrapassar obstáculos enormes. Trabalho árduo, determinação e uma fé inabalável nos amigos e família, permitiu aos Barnett superar, não só este desafio tremendo, como também as dificuldades financeiras por que passaram e os problemas de saúde graves de Kristine.


Autor: Fátima Pombo
Título: A menina azul e o gato Marquês
Editora: Trinta por uma linha
Páginas: [36]
ISBN: 978-989-95696-7-6

Sinopse: As aventuras da Menina Azul continuam. Se em A Menina Azul quer voar conhecemos a sua amiga Valsa e o velho plátano, nesta história aparece-nos, sorrateiramente, o Gato Marquês que não vai ter uma relação nada fácil com a Menina.
O que o Gato gosta mesmo, é de dormitar no jardim, ao pé dos girassóis .Mas, a Menina Azul que gosta muito de cantar e quer ser cantora lírica quando for grande, está sempre a acordar o Gato com a sua voz muito aguda.
Não podem imaginar como as canções da Menina irritam o Gato que não é um gato
'Eu sou o Gato Marquês. O meu nome diz tudo. Não sou o Gato Peludo, não sou o Gato Fofinho, não sou o Gato Ramelas. Eu sou o Gato Marquês e não gosto de ser incomodado.'
Mas, como a Menina é muito traquina e, portanto, não para quieta, vai acontecer uma certa coisa junto ao lago que só quem ler a história pode descobrir.


Autor: Elisabeth Perestrelo
Título: Palmira, a ovelha comilona
Editora: Trinta por uma linha
Páginas: [36]
ISBN: 978-989-8213-02-07

Sinopse:  Palmira, a ovelha protagonista, ao ser confrontada com o seu problema de obesidade, vai encetar um programa de recuperação que acabará por incluir todos os animais da quinta. Descobrindo as vantagens de uma alimentação equilibrada, a ovelha descobre outros prazeres além da comida em excesso. As ilustrações combinam o desenho com a pintura colorida a aguarela que enche as páginas. Muito figurativos, os desenhos recriam as personagens e os momentos-chave da intriga, ajudando a pontuar a narrativa.