quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"Só escrevo nas horas vagas", diz vencedor do Prémio Portugal Telecom

Foi a escrever "só nas horas vagas" que o escritor brasileiro Rubens Figueiredo conquistou, na noite de terça-feira, o Prémio Portugal Telecom de Literatura, com o livro "Passageiro do Fim do Dia".
Rubens Figueiredo nasceu em 1956, no Rio de Janeiro. Além de escrever, é também professor de português e um dos mais renomados tradutores literários do Brasil, em especial de obras russas.
Mesmo com todo um currículo marcado pelo envolvimento com a língua, o autor diz não ser movido apenas pela palavra. "Eu só começo a escrever quando tenho alguma coisa para dizer", assegurou.
No caso de "Passageiro do Fim do Dia", Figueiredo diz que buscou "abordar coisas quotidianas e sem nexo à primeira vista, algumas banais e triviais, para encontrar nelas sinais de processos vitais que percorrem toda a sociedade".
É sem ter a pretensão de buscar coisas "grandiosas" ou "definitivas" que o livro narra a viagem de um autocarro por ruas congestionadas de uma grande cidade. As observações sobre o que se passa dentro e fora do veículo nesse fim de dia confundem-se com os devaneios do passageiro, Pedro.
Assim como o personagem, andar de autocarro também movimenta os pensamentos do escritor brasileiro, que afirma ter escrito "uns sete livros" nesses trajectos urbanos. In: JN 9.11.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário